Consultorias
Fornecemos atividades de consultoria em Gestão Industrial e Serviços, utilizando metodologias e ferramentas com referência de classe mundial ISO 55.000 – Gestão de Ativos.

Assessoria para coleta de dados dos equipamentos existentes na planta (marca, modelo, dados técnicos), determinar a sistemática para identificação (TAG e números de registro), e criar de listas para carga de importação dos cadastros dos equipamentos em massa no CMMS (Totvs, SAP, Fracttal). Este trabalho é realizado para máquinas e equipamentos, instalações de facilities e para prédios e ambientes de escritório.

A partir da coleta de dados dos equipamentos em campo, são criadas listas de materiais de reposição (BOM – bill o materials) e relacionados cada componente ao equipamento ou conjunto que os possui, informando todas as características técnicas e quantidades em cada um.  Estas listas contém o código de cadastro existente, bem como podem também compor listas de novos cadastros a serem importados em massa pelo CMMS (Totvs, SAP, Fracttal) caso não haver cadastros no software de gestão de materiais.

Definição da criticidade de ativos por meio de metodologia própria utilizando de um algoritmo para classificação dos ativos. Ela é fundamental para que se possa ser aplicada as estratégias e práticas de manutenção mais apropriadas para que se tenha uma maior efetividade na gestão dos recursos.

Item fundamental para a Manutenção Centrada em Confiabilidade.

Determinar as estratégias mais adequadas a serem seguidas para manter os equipamentos operando, com foco no nível de componentes, ou seja, analisando os modos de falhas e vida útil estimada de cada peça que compõe as máquinas. Nosso papel é determinar quais são as condições básicas (vitais: limpeza, lubrificação, ajustes) a serem mantidas, e detalhar qual o melhor método para realizar tais atividades, determinando a sequência de tarefas, periodicidade, materiais necessários, ferramentas e outros recursos.

A Definição da Criticidade de Materiais é uma ferramenta onde é montado um indicador do qual informa o nível de risco que o material representa à empresa.

Elaborado em um estudo dos equipamentos da empresa através de pesquisa e levantamento em campo. Assim é possível priorizar os diversos materiais utilizando uma melhor estratégia para um plano de manutenção centrada em confiabilidade de acordo com as necessidades da empresa. Desta forma é possível maximizar os ganhos da empresa.

Oferecemos consultoria para uso de metodologia em que é empregada diversas ferramentas conforme as melhores práticas do mercado, na busca constante pela identificação da causa do problema, determinando assim, uma ação de bloqueio e a solução dos problemas que interferem negativamente nos indicadores que medem o desempenho das áreas de processo que possam interferir em sua atividade.

Fornecemos a criação e avaliação de Instruções de Trabalho. São procedimentos criados com cada etapa detalhada de como uma atividade deve ser efetuada.

Item fundamental para a gestão da qualidade.

MCC (Manutenção Centrada em Confiabilidade) ou RMC (Reliability Centered Maintenance).

Metodologia desenvolvida para apoiar na estruturação detalhada das melhores práticas a serem adotadas para que os componentes, conjuntos, sistemas, linhas e máquinas atinjam sua vida útil, reduzindo perdas e gastos desnecessários, eliminando as causas das falhas, apoiada em uma das melhores práticas na Gestão dos gastos na Industria.

Neste serviço, realizamos uma auditoria nas condições atuais em se encontram  equipamentos, ambientes e infraestrutura físicas das instalações dos clientes. Com base num algoritmo elaborado pela AVI, cada equipamento é comparado com um padrão pré-determinado. Os desvios encontrados irão compor então, um relatório detalhado com os problemas e respectivas recomendações de correção,  bem como os prazos para serem realizadas, com base na metodologia GUT: gravidade, urgência e tendência. Esta análise é útil para empresas de prestação de serviços em início de contrato, para comparação do resultado dos trabalhos entre unidades, para medir se o sistema de Gestão da Manutenção está entregando resultados práticos aos clientes internos e no desempenho operacional.

Quanto mais complexo o sistema produtivo, maior o número de atividades interrelacionadas necessárias para determinar como os Ativos devem ser adquiridos, mantidos, reformados e descartados. Para empresas que possuem muitas filiais, existe um grande esforço para que as decisões e estratégias sigam padrões de execução e medição dos resultados. Para isso, elaboramos planos bem detalhados da rotina diária, os quais compõe o Manual de Gestão da Manutenção. Seu objetivo é evitar que uma atividade siga fluxos distintos em cada unidade, turno de trabalho, ou pelos níveis de experiência distintos.

Ferramenta própria de avaliação dividida em processos, onde as práticas de manutenção são mapeadas, qualificadas e quantificadas.

Através desta avaliação das práticas da manutenção é verificada as necessidades do cliente​ e gerado um plano de ação para que possamos alimentar e conduzir um programa de melhoria contínua, alinhados aos conceitos de manutenção de classe mundial, onde a Manutenção é vista como fator gerador de lucro e parte fundamental no plano de negócios da empresa.

Auxiliamos na formação do departamento de PCM, departamento fundamental para uma melhor gestão dos ativos. Responsável pelo controle da manutenção, elaboração de cronogramas, instrução de serviços, planejamento dos recursos de manutenção, controle dos estoques e instrumentação.

Através das atividades de geração de dados dos processos e formulação de padrões é possível controlar e verificar a direção da manutenção segundo as estratégias da empresa.

Integração do Sistema da Gestão da Manutenção de todos as ferramentas e metodologias aplicadas a manutenção ao Sistema da Gestão da Qualidade.

A ART – Anotações de Responsabilidade Técnica é o documento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividade técnica no âmbito das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

De acordo com a Lei nº 6.496/77, é obrigatória para obras​ e serviços de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

Oferecemos a emissão de ARTs e Laudos para Engenharia Mecânica, Civil, Elétrica, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente para que sua empresa possa estar sempre em conformidade legal.

Oferecemos consultoria em gestão de ativos para que sua empresa esteja em conformidade com a ISO 55.000.

A gestão de ativos são atividades e práticas sistemáticas e coordenadas por meio das quais uma organização gerencia seus ativos e os desempenhos associados a eles, além dos riscos e das despesas durante o ciclo de vida, visando atingir o planejamento estratégico organizacional.​ 

A ISO 55.000 permite a organização a atingir seus objetivos através de gerenciamento eficaz e efetivo de seus ativos. A aplicação de um sistema de gerenciamento de seus ativos fornece garantia aos objetivos que podem ser alcançados de forma consistente e sustentável ao longo do tempo.

Ferramenta utilizada para medição do tempo padrão em que as atividades são executadas em um processo produtivo.

A consultoria desta metodologia ajuda na redução dos custos através da otimização dos processos e aumento de produtividade e também é possível criar indicadores de desempenho para cada atividade.

Consultoria na Gestão de Produção aplicando ferramentas de medição e controle, para alcançar resultados cada vez mais desafiadores.

Fornecemos Consultoria na área de Gestão da Qualidade voltada para para processos produtivos e de manutenção. Esse item é de vital importância para a organização, uma vez que seus processos estruturados e controlados permitem uma melhoria constante na entrega e satisfação do cliente.

Metodologias e práticas para gestão e controle de serviços realizados por terceiros.

Metodologia Kaizen, que hoje significa a Melhoria Contínua, propõe uma mudança de comportamento e mentalidade. As pessoas são os agentes de mudança, neste contexto o envolvimento de todos no ambiente organizacional é fundamental. Entre as ferramentas está a busca do aumento de produtividade, gestão à vista e eliminação de desperdícios.

Oferecemos a construção dos KPI’s para as áreas de manutenção, produção e qualidade. Os indicadores chaves são ferramentas de extrema importância, pois elas auxiliam o gestor no controle e tomada de decisão e aos demais como está o cumprimento das metas acordadas para cada área.

Oferecemos a elaboração e estudo de layout produtivo, equipamentos e facilities. Observando qual a melhor disposição, evitando assim, movimentações desnecessárias e perda de tempo nas atividades a serem realizadas, trazendo redução nos custos produtivos.

Elaboração e orientação para a criação do mapa de manutenção anual, dos equipamentos que compõe a empresa. Esse item é elaborado conforme a criticidade dos equipamentos e em conjunto com a Área de Planejamento da Produção (PPCP) e a produção.

Conduzimos e mostramos a necessidade da criação de equipes para a manutenção autônoma dentro das empresas. Trazendo o operador para perto da manutenção, mostrando que pode ajudar a evitar falhas dos equipamentos. Esse item compõe o TPM.

Elaboração, avaliação e padronização das ordens de serviço de manutenção. Este item é fundamental para que se possa ter os controles das paradas e sendo o ponto de origem para a avaliação das falhas e construindo históricos de manutenção do equipamento.

Medir a produtividade dos equipamentos para cada linha de produto quanto dos processos realizados nas atividades da empresa.

Takt Time é um dos principais itens do lean manufacturing. Ele é responsável pelo balanceamento do ritmo de produção de acordo com a demanda dos clientes, assim gerando uma produção nivelada.

Elaboração de documento POP – Procedimento Operacional Padrão.

Documento organizacional em que consiste na descrição detalhada de todas as atividades necessárias para a conclusão de um processo.

O SMED (Single Minute Exchange of Dies) que em português significa Troca Rápida de Ferramenta.

Metodologia utilizada para a redução do tempo do setup dos equipamentos e assim aumentar a produtividade do equipamento.

Consultoria para elaboração de planos de Inspeções Eletromecânicas.

O TPM (Total Productive Maintenance) ou Manutenção Produtiva Total é um método de gestão que identifica as perdas existentes no processo produtivo e administrativo. Maximiza a utilização do ativo industrial, garante a geração de produtos de alta qualidade a custos competitivos e promove a satisfação dos funcionários no trabalho.

Objetivos do TPM: Integração de produção e manutenção; Maximizar o rendimento do sistema produtivo; Visa quebra/falha zero; Visa acidente zero; Visa dano ambiental zero.

Ao utilizar este website, você concorda com nossas Políticas de Uso.